Biodigestor – O Que é e Como Pode Te Ajudar

Como Transformar o Seu Esgoto em Recurso?

Como Tratar a Água que sai da Sua Casa e Ainda Gerar Adubo e Gás para Você Usar?

Transforme o Passivo Ambiental e a Possibilidade de Contaminação em Fontes de Recurso Valiosos

Entrevista com Guilherme Castagna, por Amanda Frug

 

 

Reuni as principais perguntas que recebo sobre o Biodigestor e levei para o Gui, veja o que ele respondeu:

 

O que é o biodigestor e para que serve?

O Biodigestor é um tanque hermeticamente fechado que recebe matéria orgânica em decomposição em água e transforma esse substrato em um fluxo líquido de material pré-digerido e em gás.

       Nota: Em outras palavras…recebe as águas com fezes e urina do vaso sanitário e faz a decomposição desse material sem que haja contaminação do solo e das águas. Transforma em um lodo que pode virar adubo e em gás que pode ser usado na cozinha.

 

Arte de Patrícia Yamamoto (nova cartilha Manejo Apropriado de Água, IPESA + Fluxus 2017)

 

Como é feito?

Ele pode ser feito de várias formatos e escalas.

No curso vamos construir um modelo em anéis de concreto e alvenaria que é baseado no trabalho do Instituto Ambiental OIA que começou a implantação pioneira dos biodigestores, dentro do conceito de Biossistemas Integrados em 1993.

Foi com o OIA que aprendi a construir o Biodigestor e este modelo que vamos construir é uma proposta de reformulação do projeto original, usando anéis de concreto que é mais apropriado para pequena escala, para escala unifamiliar, pois traz mais agilidade e viabilidade na construção. É mais fácil construir com o anel de concreto do que com alvenaria pois não precisa de mão de obra treinada. O anel de concreto torna a construção bem mais simples.

 

Consigo fazer na cidade ou só no campo?

Qualquer casa pode ter, na cidade ou no campo

 

Custa Caro?

Não é caro!

Para esse modelo uni-familiar, uma família de 4 pessoas, estamos gastando em torno de R$ 1500 de material.

 

Dá muita manutenção? 

Pouca manutenção. Precisa de remoção de lodo semestral ou anual, mas construindo  com uma caixa de lodo a parte, como vamos fazer no curso, você não vai depender de ninguém para fazer isso, qualquer pessoa pode fazer, é questão de abrir um registro.

 

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode fazer.

 

Quais os maiores benefícios?

São muitos!

Você poder fazer a transformação de um passivo ambiental, uma possível contaminação, em recursos valiosos! Como o gás por exemplo, que nesse caso estamos prevendo uso em fogão, como faço na minha casa.

O Biodigestor contribui na melhoria da qualidade das águas, pois com ele não há contaminação de solo, rio e lençol freático.

Você vai economizar não precisando chamar o “limpa fossa” (gastar uns R$ 400,00 com isso) que muitas vezes ainda despeja o material em locais inapropriados como beiras de rio, o que acaba contaminando de qualquer forma o ambiente.

A água que sai do Biodigestor é rica em nutrientes e super útil para irrigação de frutíferas e ornamentais.

O lodo é colocado para secagem na caixa de lodo e depois de um tempo você pode usar ele como adubo ou para ser transformado em húmus no minhocário.

O gás é produzido a partir de 2 a 3 meses de uso, dificilmente chega a 3 meses. Vai te fornecer uns 45 min de gás por dia. Não chega a substituir total o gás de cozinha, mas já ajuda muito!

O biodigestor é totalmente impermeável, o que está lá não tem contato com o solo. A caixa de lodo já tem contato com o solo para poder fazer a secagem, mas tomamos o cuidado e só fazer quando o lençol está bem abaixo, para não ter risco de ter contaminação de lençol freático.

Quais os problemas que podem ocorrer e como evita-los?

O problema que pode ocorrer é basicamente entupimento, mas para isso precisa acontecer uma situação muito adversa e de falta de cuidado, por exemplo, se alguém jogar uma fralda descartável na privada. Mas dá para trabalhar com gradeamento na entrada. De qualquer forma, salvo algo muito extraordinário, não é para dar problema.

Estou com meu Biodigestor operando aqui a 2 anos e meio, e zero manutenção, não tirei lodo, levando em conta que meu sistema é um tamanho maior, mas não costuma dar dor de cabeça, ainda mais no caso de esgoto, que é simples.

 

 

Gostou?

Então conheça o Curso Biodigestores – Teoria e Prática (Construção de Uma Unidade Unifamiliar) que o Guilherme vai oferecer no Sítio Humanaterra de 22 à 24 de Junho

CLICA AQUI para conhecer o curso

 

Leia Também:

 


O Grande Alívio de Transformar Esgoto em Água Limpa

 

Dúvida? Entre em contato:
contato@humanaterra.org
whatsapp para 11 999.333.883 (com Amanda)

 

 

 

 

Leave A Comment